01 set 1ª Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Organizações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo
Capacitar e fortalecer as organizações comunitárias de defesa de direitos das pessoas com Autismo no Brasil é o objetivo da oficina promovida pela Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (ABRAÇA), em Fortaleza-Ce. O evento aconteceu nos dias 27 e 28/08, no Hotel Mistral e contou com a presença de representações de entidades do Ceará, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Tocantins, além de representantes de órgãos de defesa de direitos.
A iniciativa é resultado do Convênio nº. 788177/2013, firmado entre a ABRAÇA e a Secretaria de Direitos Humanos do Gabinete da Presidência da República (SDH/PR).
No primeiro dia (27/08) a se debateu a evolução do conceito de deficiência, os princípios dos direitos humanos e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
No segundo dia, (28/08), foi debatido o “Autismo enquanto deficiência no paradigma de Direitos Humanos”, seguido de discussão sobre “Proteção e defesa dos direitos humanos das pessoas com Autismo”, abordagem de casos concretos e soluções com intuito de instrumentalizar os participantes para visibilizar as violações de direitos de pessoas com autismo.
A ABRAÇA realizará mais 4 oficinas, contemplando as cinco regiões do país, para promover a articulação em rede das organizações e grupos ligados à defesa de direitos das pessoas com autismo, capacitando as lideranças locais nas estratégias de defesa de direitos das pessoas autistas, na perspectiva da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD).
Veja abaixo galeria de fotos da 1ª Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Organizações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo, que se realizou em Fortaleza, nos dias 27 e 28 de agosto de 2014:
-
- Apresentação dos Participantes
-
- Participantes da 1ª Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Organizações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo
-
- Discussão em grupos sobre os Princípios dos Direitos Humanos
-
- Exemplos de como os direitos humanos das pessoas com autismo são violados ou garantidos na vida real
-
- Participantes discutem como os direitos humanos das pessoas com autismo são violados ou garantidos.
-
- Trabalho em Grupo, discussão sobre os princípios dos Direitos Humanos. Mariene Maciel (AFAGA-BA), Tomáz Sobrinho (CIAPA-Pacatuba,CE), Sheila do Santos (Instituto Moreira de Souza-Fortaleza, CE) e Sheila Marques (Associação Pestalozzi-Fortaleza, CE)
-
- Sônia Oliveira, da Casa da Esperança, fazendo sua intervenção
-
- Mari Lima, da APASO de Sobral-CE, fala da situação das pessoas com autismo no interior do Estado.
-
- Mariene Maciel, da AFAGA-BA, denuncia a segregação e defende a inclusão como forma de garantir oportunidades para as pessoas com autismo.
-
- Discussão sobre os direitos das pessoas com autismo. Mari Lima (APASO – Sobral, CE), à esquerda; Sônia Oliveira (Casa da Esperança – Fortaleza, CE), ao microfone e ao centro; Tânia Leitão (Instituto Moreira de Souza – Fortaleza, CE), à direita.
-
- Rafael Souza aborda a lógica das relações de poder e a necessidade de empoderamento do povo para garantia de direitos
-
- Patrick Oliveira, coordenador do projeto, comanda o processo de restituição das questões debatidas no dia anterior
-
- Artigos da CDPD são debatidos pelos participantes
-
- Fátima Dourado, médica psiquiatra, Diretora Técnica da Abraça, palestrante convidada. Fala sobre definições, mitos e verdades acerca do autismo.
-
- Autismo como deficiência, segundo a CDPD
-
- Sônia Oliveira, assistente social, palestrante convidada. Fala sobre família, vulnerabilidade e situações reais de violência contra pessoas autistas.
-
- Sônia Oliveira, assistente social, discussão sobre casos de violência física e sexual. Acolhimento de denúncias e encaminhamentos.
-
- Manuel Vasquez Gil, psicólogo, palestrante convidado. Fala sobre institucionalização e o direito à vida em comunidade.
-
- Manuel conduz discussão sobre desinstitucionalização, família e vida em comunidade.
-
- Representantes do COMDICA, Ministério Público e Defensoria Pública conduzem discussão acesso à justiça e estratégias de judicialização.
-
- Amélia Rocha, da Defensoria Pública do Ceará e Edna Lopes do Ministério Público Estadual, explicam o funcionamento dos órgãos e como acessá-los.
-
- Thiago de Sandes faz apresentação de encerramento cantando Elvis Presley.
-
- Thiago de Sandes cantando Elvis Presley.
-
- Apresentação do Projeto e da Oficina
-
- Rafael Souza, facilitador da oficina e coordenador de capacitação do projeto; Alexandre Mapurunga, Presidente da Abraça; Sônia Oliveira, palestrante convidada.