03 nov Abraça e o Comentário Geral nº 7 do Comitê da ONU
Ontem, dia 02 de novembro de 2020, a Abraça realizou uma reunião virtual para se posicionar acerca Comentário geral nº7 do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, uma vez que se aproxima nosso processo eleitoral interno e é de nossa intensão nos adequarmos aos padrões internacionais de direitos humanos.
A discussão foi rica e intensa, pois a Abraça tem, desde sua fundação, a participação importante de familiares que promovem e se pautam pela inclusão, ao passo que, ao longo dos anos, vem atuando cada vez mais a partir do protagonismo das próprias pessoas autistas.
Assim, nós consolidamos a posição que, a partir de agora, a nossa presidência deve ser exercida sempre por uma pessoa autista e a maioria dos cargos de direção devem ser ocupados por pessoas autistas, podendo familiares e membros não autistas compor a direção, ainda que de forma minoritária.
Foi bastante ressaltada a importância das famílias como pontes para participação das pessoas autistas com maior demanda de suporte, bem como a necessidade de se estabelecer estratégias para se aprimorar, ainda mais, em nosso âmbito interno, a participação qualificada e protagonista de pessoas autistas com alto grau de demanda de suporte comunicacional.
A Abraça lançará seu edital para o processo eleitoral nos próximos dias e a eleição deverá da no diretoria da organização deverá ocorrer até meados de dezembro de 2020.