24 abr Humorístico da MTV desrespeita pessoas autistas
Sob o pretenso objetivo de fazer rir, a MTV veiculou, no dia 22 de março próximo, um quadro chamado “Casa dos Autistas”, dentro de seu programa “Comédia MTV”.
As imagens exibidas causaram dor e revolta em familiares de pessoas autistas e nelas mesmas. Serem retratados como pessoas sem sentimento, sem habilidades, sem capacidade alguma de compreensão da realidade já é corriqueiro para nossos amigos e filhos autistas, mas fazer uso de imagens preconceituosas, apresentando-os gritando e babando só vem reforçar os estereótipos muito distantes da realidade.
A MTV é uma emissora voltada para o público jovem, pretensamente “descolado”, que acaba por reproduzir as ideias, imagens e bordões nela apresentados. Fazer esse quadro, da forma que foi feito, acaba por fortalecer preconceitos e induzir a juventude ao abuso e assédio moral de pessoas verdadeiramente autistas e de outras que, por qualquer motivo, tenham comportamento retraído ou alguma dificuldade de aprendizagem, relacionamento ou comunicação.
Após verem as imagens que a MTV apresentou, hospedadas no youtube por um grupo de jovens, vários familiares tomaram iniciativas variadas de crítica. Um dos principais alvos acabou sendo o humorista Marcelo Adnet, que argumentou ter discordado do quadro, do qual só participou imitando Sílvio Santos, como seu apresentador.
Para ver mais, acesse:
Blog Conversando sobre inclusão, de Barbara Parente:
Vídeo a Casa dos Autistas da MTV.
http://barbaraparente.blogspot.com/2011/04/video-casa-dos-autistas-da-mtv.html