Prioridade na vacinação contra o Covid-19 para Pessoas com Deficiência

Prioridade na vacinação contra o Covid-19 para Pessoas com Deficiência

Logo da Abraça

Hoje, em 18 de janeiro de 2021, a Abraça enviou um ofício para o Ministério da Saúde solicitando a inclusão das pessoas com deficiência como um dos grupos prioritários da vacinação contra a COVID-19 sem distinção de natureza ou gravidade. Até o momento, todos os documentos referentes aos calendários de vacinação citam apenas pessoas com “deficiência severa”, deixando de fora uma grande parcela da população com deficiência.

Por essa razão se faz necessário o posicionamento da Abraça em favor da prioridade irrestrita a pessoas com deficiência, incluindo pessoas autistas. Para ler na íntegra, acesse o arquivo através do link abaixo.

Em 5 de fevereiro a Abraça recebeu a seguinte resposta da Secretaria de Vigilância em Saúde, que afirma que “as pessoas com transtorno do espectro autista são consideradas pessoa com deficiência conforme a Lei Nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, e em consonância com o Oficio enviado, a deficiência intelectual e/ou múltiplas e autistas estão contempladas nos grupos prioritários para a vacinação contra covid-19, como descrito no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19″ (grifo nosso). Para ler na íntegra, acesse o arquivo através do link abaixo.